O superintende de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges da ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações concedeu entrevista para a Rádio Itatiaia de BU. Segundo ele a agência planeja lançar, ainda em 2024, um sistema de identificação de chamadas telefônicas que passa a mostrar qual empresa está tentando entrar em contato e até o motivo da ligação. A ferramenta é uma tentativa de reduzir drasticamente a quantidade de ligações telefônicas de números desconhecidos.

O uso desse novo sistema já foi testado pelas principais operadoras do país e agora chega à reta final do processo de implementação. A ideia da agência é aumentar a transparência nessas ligações e inibir possíveis fraudes cometidas pelo telefone. Segundo Borges, o sistema será gratuito para o usuário e vai depender do cadastro das empresas, que terão custos. Para isso, a agência faz um trabalho de convencimento para que as companhias façam a adesão ao protocolo e passem a se identificar para o usuário.

Segundo a Anatel, o serviço de identificação de chamadas, em um primeiro momento, será restrita às ligações para telefonia móvel. Ao receber um telefonema de uma empresa cadastrada, o celular vai exibir o nome da companhia identificado com a logomarca e um selo de verificação.