Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um cavalo sendo arrastado por um carro nas ruas de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha. O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil. De acordo com as informações registradas pela Polícia Militar, um homem bateu com seu cavalo no corrimão da praça no Bairro Turmalina. Com o impacto, ele caiu e o animal ficou ferido.
De acordo com reportagem publicada pelo G1, após a batida, o proprietário deixou o animal em um lote e voltou com seu automóvel. Em seguida, amarrou uma corda no veículo e no cavalo ainda vivo, puxando-o pelas ruas. O animal, que foi visto agonizando e se contorcendo de dor enquanto era arrastado, não resistiu aos ferimentos.
A PM destacou que a cidade possui um Departamento de Zoonoses, que faz atendimentos a animais, inclusive com uma veterinária que atua em situações de urgência e emergência, mas em nenhum momento houve acionamento do serviço.
Ainda segundo a PM, essa não seria a primeira vez que o homem tem essa conduta, em outra ocasião, ele matou outro equino com um tiro. No momento a policia está reunindo elementos para realizar a prisão do individuo. A pena para maus-tratos contra animais no Brasil está estabelecida na Lei 9.605/1998 e pena pode chegar a 5 anos de reclusão. Caso o crime ocorra em circunstâncias de crueldade, a pena pode chegar a 7 anos.
MINAS GERAIS
21/11/2024 08H36