No final do mês passado a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Turmalina/MG. Na primeira quinzena deste mês, o assunto ganhou repercussão nacional. De acordo com reportagem publicada pelo G1, o objetivo da operação, que ainda não foi encerrada, visa combater o “crime de compartilhamento” de material de abuso sexual infanto-juvenil.

De acordo com a Polícia Federal, durante as investigações foi constatada a criação de um grupo de WhatsApp, com alcance transnacional, para compartilhamento dos arquivos ilícitos. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte.

A busca foi para a apreensão de equipamentos de informática e armazenamento de dados com o intuito de identificar eventuais vítimas retratadas nos arquivos de imagem e vídeo compartilhados. “Todos os usuários identificados foram responsabilizados”, informou a PF.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes, cujas penas máximas somadas podem chegar a até 10 anos de prisão.