Oito dos 10 municípios com o maior número de quilombolas em Minas Gerais estão localizados no Vale do Jequitinhonha e na região Norte de Minas. Os dados são do Censo 2022 divulgados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quinta-feira (27/07).
Atrás de Janaúba e Januária, Berilo (Vale do Jequitinhonha) aparece em 3º na lista com 5.735 pessoas, que diante do Censo foram consideradas quilombolas. A cidade possui 9.826 habitantes, e de acordo com os dados do IBGE, a queda em comparação com o último Censo foi de 20,11%. Chapada do Norte com 4.457, Virgem da Lapa com 3.313 e Minas Novas com 2.868 são os outros municípios do Vale do Jequitinhonha na lista das 10 cidades com mais quilombolas em Minas Gerais. Os outros municípios ficam na Região Norte do Estado.
O conceito engloba todos os descendentes das comunidades remanescentes de quilombos, reconhecidas pelo Estado Brasileiro, garantindo-lhes direitos territoriais e culturais, e principalmente respeitando a relevância histórica dessas comunidades na construção da sociedade brasileira.