No período de 23 a 29 de Julho será realizada a 38ª edição do FESTIVALE – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha. O evento que acontece anualmente é realizado desde 1980 de forma itinerante, ou seja, sempre em uma cidade diferente.
Em 2023, Itaobim/MG, cidade às margens do Rio Jequitinhonha, recebe a programação. De acordo com uma postagem no site da FECAJE, federação responsável pela organização do festival, Itaobim é a cidade onde o FESTIVALE começou. “Em 1978, jovens de Itaobim e de Pedra Azul, que residiam em Belo Horizonte, fundaram o jornal Geraes, que se propunha a mostrar e discutir a realidade do Vale. Em novembro de 1979, o Geraes promoveu, em Itaobim, um Encontro de Compositores, com um grande show, que devido ao sucesso, tornou-se um espetáculo itinerante, que foi levado a palco em diferentes cidades. O sucesso foi tamanho que o jornal resolveu realizar um "Festival de Música Popular do Vale", simplificado para FESTIVALE, que aconteceu, em Itaobim, nos dias 25, 26 e 27 de julho de 1980, cabendo o primeiro lugar a Paulinho Pedra Azul, como a música Ave Cantadeira, hoje um clássico”, diz o texto.
Veja mais conteúdos come este, acessando o nosso site: www.radioturmalina.com.br / Confira a sua inscrição aqui na página: