Imagine comentar uma coisa com uma pessoa e logo em seguida ligar o celular e se deparar com o mesmo assunto que você comentou? Isso acontece e não é coincidência. Smartphones nos escutam e criam anúncios baseados em nossas conversas.
Segundo um estudo realizado pela Nord VPN, uma das técnicas usadas por empresas para mostrar esses anúncios é chamada de sinais ultrassônicos, ou seja, sons de baixa frequência inaudíveis para humanos (entre 18 kHz e 20 kHz), que contêm dados captados por aplicativos em outros dispositivos.
Por exemplo, um anúncio de fast-food no rádio ou na TV pode ser captado por seu smartphone, o que faz com que o aparelho receba as informações ultrassônicas, e minutos depois um anuncio da mesma marca apareça no feed de alguma rede social. Isso cria uma ideia de onipresença da empresa. E já que certos algoritmos entendem o que o rádio ou a TV estão dizendo, eles também são capazes de compreender o que você fala ou comenta.
Essa possibilidade se torna ainda mais assustadora após as denúncias de Edward Snowden, que mostraram que governos também acessam sem muitas barreiras toda essa coleta de informações. Não tem escapatória, sua privacidade acabou faz tempo!
A PONTOCOM é um portal de notícias. Tudo que você não viu nas nossas redes sociais, encontra-se em um único espaço no nosso site. Veja mais: www.radioturmalina.com.br