Minas Gerais possui 853 municípios e a maior concentração de riqueza por m² do estado está em Nova Lima, na Região Metropolitana da capital Belo Horizonte. A renda per capita, ou seja, a divisão de riquezas pelo número de moradores do local chega a R$ 8.000 mil reais por pessoa. Por outro lado, a cidade de Verdelândia, na região Norte de Minas Gerais, a renda média é de R$ 62 reais por pessoa. Os dados são do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), que divulgou neste ano o ‘Mapa da Riqueza’, que avaliou a distribuição de renda no país.

O cálculo é feito sobre a renda total acumulada do município em relação ao número de habitantes. Para a pesquisa, foi usada a combinação dos dados do Imposto de Renda Pessoa Física, gerados pela Receita Federal, e de pesquisas domiciliares tradicionalmente usados em estudos sobre pobreza e desigualdade.

Além de Varzelândia, 08 dos 10 municípios mais pobres de Minas estão na Região Norte. São eles, São José do Pacuí, Cônego Marino, Matias Cardoso, Fruta de Leite, Pedras de Maria da Cruz, Pintópolis, Mamonas e Santo Antônio do Retiro. A cidade de Monte Formoso no Vale do Jequitinhonha completa a lista dos 10 municípios mais pobres de Minas Gerais.

Acompanhe as principais informações sobre o futebol turmalinense pela PONTOCOM – Música & Notícia, 24 horas no ar! Para ter acesso ao nosso site, clique no link: www.radioturmalina.com.br