Cerca de 600 pessoas que nasceram e viveram boa parte de suas vidas em Minas Gerais descobriram agora que, sem se mudarem de suas casas, passaram a viver no estado da Bahia. A descoberta se deu quando alguns proprietários de terras em Santo Antônio do Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais foram realizar o Cadastro Ambiental Rural.
Em 2010 foi criado o Parque Nacional do Alto Cariri, de 19 mil hectares, localizado no município de Guaratinga, na Bahia, e que iria até o limite dos distritos de Paxés e Córrego de Santa Maria, ambos no lado mineiro da divisa, passaram a figurar dentro dos limites do parque baiano.
A vice-prefeita Luzia Alves dos Santos/PT de Santo Antônio do Jacinto disse que ao consultar o IBGE, descobriu-se o ocorrido. Nenhuma autoridade soube explicar o motivo dessa mudança de parte do território. "Aquelas comunidades têm título emitido pela Ruralminas de 1979, que diz que aquele território é de Santo Antônio e está em Minas Gerais", reclamou a vice-prefeita.
Conforme o deputado federal Padre João (PT-MG), as famílias que vivem da agricultura familiar no local temem serem removidas. Os produtores rurais não têm mais direito ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de acordo com Luzia, pois a documentação, da década de 1970, foi registrada em Santo Antônio do Jacinto/MG, mas agora as propriedades estão em Guaratinga/BA. Já a Procuradoria Geral do Estado da Bahia, garantiu que o órgão tem interesse em resolver a disputa o mais rápido possível, pois o marco divisório que delimita o município é de 1938 e apontam os dois distritos como parte do território mineiro.
A PONTOCOM é um portal de notícias. Tudo que você não viu nas nossas redes sociais, encontra-se em um único espaço no nosso site. Veja mais: www.radioturmalina.com.br