A Polícia Civil de Minas Gerais, através de ação conjunta entre a Agência de Inteligência Policial (AIP) da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes e Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, ambas em Capelinha, desencadeou nesta terça-feira (09/05) a “Operação Nexus” que contou com o apoio de policiais das Delegacias de Polícia Civil de Capelinha, Água Boa, Itamarandiba, Turmalina, Minas Novas e com a Coordenadoria de Recursos Especiais – CORE/PCMG. A operação policial resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e prisões de 09 homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e associação ao tráfico.


A operação foi deflagrada a partir de investigações que se iniciaram com a consumação de crimes de extorsão e tráfico de drogas na região de Capelinha/MG e durante os levantamentos a equipe de Investigadores de Polícia da AIP e da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio obtiveram elementos de convicção, demonstrando que os alvos da operação de hoje criaram conexões entre eles para a prática de crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e/ou outros crimes no âmbito das cidades de Capelinha/MG, Minas Novas/MG, Itamarandiba/MG e Belo Horizonte/MG.

Os elementos colhidos com as investigações permitiram que as Autoridades Policiais representassem nos inquéritos policiais pelas expedições de mandados de prisão e de busca e apreensão que foram deferidos pelo Poder Judiciário.


Durante as diligências, além dos mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Capelinha/MG 08 mandados de prisão em face de suspeitos com idades entre 20 a 30 anos, bem como, foi cumprido 01 mandado de prisão em face de um suspeito de 27 anos na cidade de Belo Horizonte/MG. Durante as buscas foram apreendidos porções de substâncias semelhantes à maconha e cocaína, balanças de precisão, pinos eppendorfs, papel de seda, dichavadores e dinheiro.

Os suspeitos presos foram encaminhados à Autoridade Policial e após as formalizações de suas prisões, eles serão encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A operação tem o nome Nexus que significa "conexão" em latim e tem por objetivo o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos que se associaram para a prática de tráfico de drogas e/ou outros crimes com conexões entre si para atuação em Capelinha/MG, Itamarandiba/MG, Minas Novas/MG e Belo Horizonte/MG.

Por Delegacia Regional de Capelinha/MG