O governador Romeu Zema/NOVO enviou nesta quinta-feira (09/03) a Assembleia Legislativa, projetos de lei para promover uma minirreforma administrativa na máquina pública estadual. O pacote pede autorização à para a criação de duas novas pastas: a Secretaria de Estado de Casa Civil e a Secretaria de Estado de Comunicação Social. A ideia é que a Casa Civil atue, inclusive, nas articulações junto à equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao Legislativo e ao Judiciário.

O pacote também contempla o desejo verbalizado pelo Governo de Minas desde o primeiro mandato de Romeu Zema: a retirada do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN/MG) do guarda-chuva da Polícia Civil. Caso haja consenso entre os deputados, a autarquia passará a ser gerida por uma subsecretaria vinculada à SEPLAG - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

Para conseguir o aval nas duas propostas, Zema precisa do apoio de 38 dos 77 parlamentares estaduais em dois turnos de votação. Segundo reportagem do Estado de Minas, no momento (pelas contas do governo), cerca de 50 deputados pretendem caminhar com o Executivo nas votações.  

A PONTOCOM é um portal de notícias. Tudo que você "perdeu na linha do tempo das nossas redes sociais", encontra-se em "um único espaço no nosso site". Veja mais: www.radioturmalina.com.br