A Polícia Civil de Minas Gerais, em ação conjunta da AIP - Agência de Inteligência Policial da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Capelinha/MG e da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio e com o apoio da 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha/RS, cumpriu na tarde desta quarta-feira (22/02), mandados de prisão preventiva em desfavor de quatro homens (24, 32, 35 e 38 anos) nas cidades de Uruguaiana e Charqueadas no estado do Rio Grande do Sul.
Os homens são suspeitos da prática de crimes conhecidos popularmente como “golpe do nudes”, contra um casal capelinhense ocorrido em outubro de 2021. Os suspeitos são ingressos do Sistema Prisional do Rio Grande do Sul e dali teriam se associado para captar imagens das vítimas, onde, se passando por uma mulher, iniciaram flertes através do Facebook e do WhatsApp.
Diante das imagens de nudez das vítimas, passaram a extorqui-las, exigindo cerca de R$ 20 mil reais para que elas não fossem denunciadas à polícia, por suposta prática de pedofilia. Ameaçavam também, publicar as imagens de nudez das vítimas em redes sociais, para prejudica- las profissionalmente na cidade de Capelinha/MG.
Com isso, para garantir o crime, os suspeitos publicaram, em redes sociais, foto de nudez de uma das vítimas, proferindo ameaças de novas publicações, caso o valor exigido não fosse transferido a eles. Assim, as vítimas acionaram a Polícia Civil que iniciou as investigações imediatamente. Desse modo, foram empregadas várias técnicas de investigação, que permitiram que os competentes Investigadores de Polícia, identificassem e apontassem as condutas dos suspeitos, que eram detentos de uma penitenciária da cidade de Uruguaiana/RS, sendo um deles de Capelinha/MG
As informações juntadas ao inquérito policial, com o apoio da equipe de policiais da 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha/RS, permitiu que a Autoridade Policial, concluísse as investigações, onde eles foram indiciados por extorsão qualificada, estelionato por meio de fraude eletrônica e associação criminosa. Por isso, representou pela expedição de mandados de prisão preventiva dos suspeitos, sendo deferida pelo Poder Judiciário, onde permanecerão no Sistema Prisional. à disposição da Justiça.
A Autoridade Policial, também sugeriu a transferência dos mesmos, para penitenciárias de segurança máxima. A Polícia Civil reafirma a importância da participação do cidadão mineiro na construção de uma sociedade menos violenta, ressaltando a relevância do uso consciente da internet e redes sociais, principais meios de propagação dos golpes atualmente.
Por Delegacia Regional de Capelinha.
A PONTOCOM é um portal de notícias. Tudo que você "perdeu na linha do tempo das nossas redes sociais", encontra-se em "um único espaço no nosso site". Veja mais: www.radioturmalina.com.br