Elis e Eloá Lima Carneiro são gêmeas! Elas nasceram de um parto normal, em Maio de 2021, em Boa Vista, Roraima. Além das meninas, a mãe Elismar Lima Carneiro (39 anos), tem outros 10 filhos mais velhos que as gêmeas. Já o pai abandonou as crianças após a descoberta da condição rara e não as registrou.

No mês de Setembro, ou seja, 04 meses após o nascimento elas foram diagnosticadas com uma síndrome rara, conhecida popularmente como Projeria. Os primeiros sinais da doença foram identificados quando as meninas começaram a sofrer com queda de cabelo e enrugamento da pele, características mais comuns em idosos.

O distúrbio genético progressivo faz com que as crianças envelheçam rapidamente. O caso das brasileiras é o primeiro atendido pela rede pública de saúde, segundo o Instituto Americano Progeria Research Foundation, este pode ser o primeiro caso da síndrome em gêmeos no Mundo.

Segundo a FIOCRUZ a síndrome é uma doença genética extremamente rara que acelera o processo de envelhecimento. Na maioria dos casos, uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70 anos. Recebendo o tratamento adequado, os pacientes diagnosticados com Projeria podem levar uma vida normal e viver muitos anos.

A PONTOCOM também é um portal de notícias. Tudo que você "perdeu na linha do tempo das nossas redes sociais", encontra-se em "um único espaço no nosso site". Veja mais: www.radioturmalina.com.br