O Hospital São Vicente de Turmalina precisa de sangue e os turmalinenses que residem em Diamantina/MG podem contribuir. De acordo com a Biomédica Marina Rodrigues de Macedo é séria a situação. “Atualmente estamos com dificuldades na manutenção de estoque, quase na totalidade dos casos é necessário pedir urgência no transporte. Isso em decorrência do baixo número de pessoas que doam e na dificuldade de transporte entre Diamantina e Turmalina”, comenta a biomédica.

O Hospital de Turmalina/MG está convocando os turmalinenses que residem em Diamantina/MG a entrarem nessa luta, que pode salvar muitas vidas. Marina Rodrigues de Macedo orienta os doadores a informarem sobre a destinação do sangue doado. “Os turmalinenses que procurarem o hemocentro de Diamantina devem dizer que estão doando para o Hospital de Turmalina. Após as coletas esse sangue é processado e vem para o nosso estoque”, relata.

A biomédica também disse que o uso do sangue pelo hospital não obedece um padrão quantitativo, variando a cada período. “O volume médio é bastante incerto, temos uma agência transfusional dentro da instituição. Para nossa agência são disponibilizadas para estoque 09 bolsas. Em alguns meses utilizamos metade do estoque e em outros o triplo disso”, explica.

O sangue doado no Hemocentro de Diamantina/MG, depois de repassado aos hospitais são usados em procedimentos cirúrgicos, em pacientes com qualquer tipo de hemorragia não controlada e em pacientes com alguns tipos de anemias. “Quanto mais pessoas doarem em nosso favor, maior a garantia de manutenção do nosso estoque e de sermos atendidos em caso de urgência”, encerra.

Rotineiramente, o Hospital São Vicente de Turmalina realiza excursões para Diamantina com doadores que residem na nossa cidade. A próxima está prevista para o mês de setembro. Para mais informações, entre em contato com o setor de captação do Hospital de Turmalina. Fale com Douglas Cordeiro ou Margaret Cordeiro pelo fone (38) 3527 1393. 

Deixe seu Comentário