Player
Tocando Agora
Carregando...
RÁDIO TURMALINA
MCAUTOESCOLAGODINHO SUPERMERCADONOVO DNPDIAMATIMAGEMAPLICATIVO RÁDIO

UNIFICAÇÃO DE REGULAMENTO PODE ABRIR CAMINHO PARA UM NOVO FORMATO DE CAMPEONATO EM TURMALINA.

UNIFICAÇÃO DE REGULAMENTO PODE ABRIR CAMINHO PARA UM NOVO FORMATO DE CAMPEONATO EM TURMALINA.

A redução no número de equipes do Campeonato de Bairros 2026 reacendeu uma discussão importante sobre o futuro do futebol amador em Turmalina. Em vez de dez times, a competição deste ano contará com apenas seis equipes e tem início previsto para o mês de maio.

A decisão foi oficializada nesta quarta-feira (01/04), durante reunião entre clubes e representantes da Liga Desportiva Turmalinense. Para evitar prejuízos à tabela e garantir maior equilíbrio ao torneio, ficou definido que a disputa será realizada em jogos de ida e volta.

Desde a publicação da notícia, a Rádio Turmalina passou a receber uma série de mensagens de ouvintes e leitores, a maioria defendendo uma mesma proposta: transformar oficialmente o Campeonato de Bairros na primeira divisão do futebol turmalinense.

Pela ideia sugerida pela comunidade esportiva, a chamada elite do futebol local permaneceria formada pelas 10 equipes do G10, enquanto a atual segunda divisão continuaria reunindo as 16 equipes que disputam a popular “Segundona”. Ao final de cada temporada, os melhores colocados da segunda divisão subiriam para a primeira, enquanto os últimos colocados da elite seriam rebaixados.

A proposta, além de criar uma estrutura mais organizada e competitiva, também atenderia a um desejo antigo de parte dos desportistas: estabelecer um sistema mais claro de queda e acesso, valorizando o desempenho dentro de campo e fortalecendo o calendário esportivo do município.

Em contato com a nossa reportagem, o presidente da Liga Desportiva Turmalinense, Agnaldo Barbosa, afirmou que essa possibilidade já vem sendo discutida internamente ao longo deste ano e que a tendência é que, a partir de 2027, as duas competições passem a caminhar nessa direção.

Segundo Agnaldo, no entanto, antes de qualquer mudança estrutural, será necessário criar um novo regulamento unificado, capaz de integrar oficialmente as duas categorias. Atualmente, a segunda divisão segue normas próprias, estabelecidas anteriormente pela administração municipal.

A eventual unificação dos regulamentos surge, portanto, como passo fundamental para reorganizar o futebol amador de Turmalina/MG, trazendo mais coerência ao sistema de competições e abrindo espaço para um modelo mais moderno, competitivo e sustentável para os próximos anos.