O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta quarta-feira (25/06) a elevação da mistura de etanol anidro na gasolina, que sobe de 27% para 30%, criando o chamado E30. No caso do diesel comum, o biodiesel passa de 14% para 15%, formando o B15.
Enquanto o Governo Federal comemora o aumento da presença de biocombustíveis nos combustíveis fósseis como avanço sustentável, os motoristas não têm muito a celebrar. Para quem abastece, a medida pode representar mais gastos e desgaste nos motores, especialmente em veículos mais antigos. No fim das contas, a grande vitória ficou mesmo com os produtores de etanol, que devem lucrar bilhões com a decisão.
A medida foi oficializada em reunião com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e tem respaldo na Lei do Combustível do Futuro, sancionada em 2024, que permite até 35% de etanol na gasolina e até 25% de biodiesel no diesel.
O governo também projeta até R$ 9 bilhões em novos investimentos no setor do etanol.