ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31/03/2025 19H29

A disparada no preço do café no mercado vem provocando pânico entre os produtores do interior de Minas Gerais, maior região produtora do grão no mundo. Se antes as preocupações eram em torno de custos com máquinas, insumos e fertilizantes, agora os cafeicultores enfrentam outro problema: o aumento nos furtos de café ainda na lavoura.
Com a saca de 60 quilos cotada acima de R$ 2.500 reais o café se tornou um alvo cobiçado, tanto por pequenos criminosos quanto pelo crime organizado. A crescente onda de furtos tem afetado várias regiões de Minas, onde pequenos e médios produtores familiares já enfrentam dificuldades financeiras e qualquer prejuízo impacta diretamente o seu sustento.
Autoridades e associações do setor cafeeiro alertam que os furtos na zona rural se tornaram tão vantajosos para criminosos quanto o roubo de equipamentos agrícolas. Como resposta, políticas de segurança estão sendo discutidas, com foco no aumento do patrulhamento e na implementação de tecnologias como cercas eletrônicas e câmeras de monitoramento, diz uma reportagem da Rádio Itatiaia. Mas, enquanto medidas mais efetivas não são adotadas, produtores seguem em alerta, temendo que a alta no preço do café, em vez de ser motivo de celebração, continue a atrair criminosos e comprometer sua colheita e segurança.
Baixe o nosso App: www.radioturmalina.com.br