MINAS GERAIS
19/03/2025 15H44

A presença de mulheres como árbitras de futebol tem crescido no Brasil, quebrando barreiras em um cenário historicamente dominado por homens. Na arbitragem esportiva em Minas Gerais, uma turmalinense, que atualmente estuda Educação Física vem se destacando e inspirando as mulheres de Turmalina/MG. Seu nome é Ana Luiza Alves de Oliveira. Ela tem 23 anos, e já faz parte do quadro de árbitros e assistentes da FMF - Federação Mineira de Futebol.
Ana Luiza mudou de Turmalina para Belo Horizonte em 2023 e entrou para o curso da Escola Mineira de Arbitragem. Após concluir a formação ela começou a atuar em jogos oficiais e vem ganhando experiência no cenário esportivo da capital. Recentemente a árbitra turmalinense foi aprovada no teste FIFA, habilitando-se a atuar tanto nas categorias de base quanto no futebol profissional feminino. Sua estreia aconteceu em julho de 2024.
“Agora, Ana Luiza alcançou mais um feito importante ao integrar o quinteto da final metropolitana da Copa Itatiaia, o principal campeonato amador de Minas Gerais. Além disso, está se preparando para o teste de índice masculino, que poderá habilitá-la a atuar nas divisões profissionais da FMF”, escreveu a Prefeitura de Turmalina em seu perfil no Instagram.
Com competência e dedicação, as mulheres vem conquistando respeito dentro e fora de campo. Esse avanço representa mais inclusão e diversidade no esporte. Superando desafios, as árbitras inspiram novas gerações e reforçam a igualdade de gênero. O futebol, afinal, é um espaço para todos.
Mais notícias sobre a sua cidade: www.radioturmalina.com.br - Acesse, ouça e baixe o nosso aplicativo.