O termo stalker refere-se a uma pessoa que persegue obsessivamente outra, invadindo sua privacidade de forma persistente. Esse comportamento pode incluir vigilância constante, envio de mensagens indesejadas, ligações repetitivas e até ameaças.
Na manhã desta quinta-feira (13/02), agentes da Delegacia de Polícia Civil de Turmalina/MG prenderam em flagrante um jovem por stalking (perseguição) contra sua ex-namorada. Conforme publico o perfil do Instagram (Central Turmalina), o suspeito vinha assediando a vítima há algum tempo e, em um ato extremo, decidiu segui-la até a delegacia, onde ela estava registrando a denúncia contra ele. Os agentes perceberam a movimentação suspeita e agiram rapidamente, prendendo o jovem ainda na recepção da unidade policial.
Muitas vezes, o crime ocorre tanto no mundo real quanto no digital, sendo chamado de cyberstalking quando acontece online. O stalking pode causar medo, ansiedade e prejuízos à vítima, sendo considerado crime em diversos países. Após ser interrogado, ele foi encaminhado ao presídio local e ficará à disposição da Justiça. No Brasil, o stalking é tipificado como crime pelo artigo 147-A do Código Penal, sujeito a pena de reclusão.