
Turmalina, Berilo, Carbonita, Itamarandiba, Jenipapo de Minas, Leme do Prado, Novo Cruzeiro, Setubinha e Veredinha são exemplos de municípios do Vale do Jequitinhonha que receberam o Selo Prata, dentro da premiação promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pelo Governo do Estado. O evento denominado “BoraVacinar” reconheceu e valorizou o esforço das cidades em garantir a imunização infantil, fundamental para a saúde pública e a prevenção de doenças.
Para que um município receba o selo é necessário atingir as metas de cobertura vacinal estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações para 14 imunizantes, destinados a crianças de zero a dois anos. O Selo Ouro foi concedido aos municípios que alcançaram a meta de 95% de cobertura vacinal em todas as 14 vacinas no período de janeiro a outubro de 2024 e o Selo Prata foi concedido aos municípios que atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal entre 10 e 13 das 14 vacinas indicadas, no mesmo período.
O Secretário de Saúde de Turmalina/MG, Marco Túlio, afirma que o município deveria ter sido contemplado com o Selo Ouro, pois todas as metas de cobertura vacinal foram cumpridas. “Na prática, nós atingimos todas as coberturas com as vacinas que foram selecionadas como indicadoras do selo. O que acontece é que eles avaliam a base de informações do Governo Federal e nós estamos realizando uma busca ativa no sistema, que é novo, para descobrirmos quais vacinas não foram consideradas, impedindo que Turmalina recebesse o Selo Ouro. O município é destaque no quesito vacinação, pois todas as 12 unidades de saúde possuem profissionais e salas de vacina que atuam com eficiência”, revela o secretário.
Foram premiados 418 dos 853 municípios mineiros, sendo 58 com o Selo Ouro e 360 com o Selo Prata. A edição registrou um aumento de quase 17,5% no número de cidades certificadas em comparação com o ano anterior, refletindo o esforço das gestões municipais em ampliar a cobertura vacinal.