Existem
dois motivos que levam alguém a pagar o equivalente a R$ 36 milhões de reais em
uma banana, colada com fita adesiva em uma parede. O primeiro é o fato de você
está lendo este artigo, ou seja, o assunto pode ganhar repercussão em escala
global, funcionando melhor do que uma grande campanha de marketing. Agora, se a
ideia do comprador não é a promoção orgânica através do ocorrido, o objetivo é
a lavagem de dinheiro. Ou seja, a pessoa coloca o dinheiro sujo no cofre do
leiloeiro, que deposita o montante em um determinado banco, justificando a
origem do recurso depositado.
No caso da
banana comprada por R$ 36 milhões de reais, imagina-se que a motivação
tenha sido a primeira, pois o comprador convocou imprensa para uma entrevista
coletiva e comeu a tal “obra de arte”. O homem chamado Justin Sun (que acabou
de lançar uma criptomoeda), em um hotel em Hong Kong, disse o seguinte.
"Comê-la em uma coletiva de imprensa também pode se tornar parte da
história arte moderna". A banana comprada
por R$ 36 milhões de reais é muito melhor e diferente das outras frutas.
Esta é icônica, e quem diz é o empresário que a arrematou em um leilão, que agora
está presente em quase todos os veículos de comunicação do planeta.
A fruta
foi apresentada colada em uma parede por meio de uma fita adesiva e é de
autoria do artista italiano Maurizio Cattelan. Intitulada Comedian, ela foi
vendida em um leilão em Nova York em 21 de novembro. Sete compradores ou seus representantes competiram para
adquirir a peça.