Existem dois motivos que levam alguém a pagar o equivalente a R$ 36 milhões de reais em uma banana, colada com fita adesiva em uma parede. O primeiro é o fato de você está lendo este artigo, ou seja, o assunto pode ganhar repercussão em escala global, funcionando melhor do que uma grande campanha de marketing. Agora, se a ideia do comprador não é a promoção orgânica através do ocorrido, o objetivo é a lavagem de dinheiro. Ou seja, a pessoa coloca o dinheiro sujo no cofre do leiloeiro, que deposita o montante em um determinado banco, justificando a origem do recurso depositado.   

No caso da banana comprada por R$ 36 milhões de reais, imagina-se que a motivação tenha sido a primeira, pois o comprador convocou imprensa para uma entrevista coletiva e comeu a tal “obra de arte”. O homem chamado Justin Sun (que acabou de lançar uma criptomoeda), em um hotel em Hong Kong, disse o seguinte. "Comê-la em uma coletiva de imprensa também pode se tornar parte da história arte moderna". A banana comprada por R$ 36 milhões de reais é muito melhor e diferente das outras frutas. Esta é icônica, e quem diz é o empresário que a arrematou em um leilão, que agora está presente em quase todos os veículos de comunicação do planeta.

A fruta foi apresentada colada em uma parede por meio de uma fita adesiva e é de autoria do artista italiano Maurizio Cattelan. Intitulada Comedian, ela foi vendida em um leilão em Nova York em 21 de novembro. Sete compradores ou seus representantes competiram para adquirir a peça.