A região conhecida como Chapada de Minas, que abrange 22 municípios, dentre eles Capelinha, está se consolidando como um importante polo de produção de cafés especiais premium em Minas Gerais. A região se beneficia por uma altitude elevada, acima de 800 metros e um clima singular, o que resulta num café com altas pontuações.
Dados da CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento mostram que Minas Gerais produziu 29 milhões de sacas de 60 quilos no ano passado, o que representa 52,63% da produção nacional. O café arábica, responsável por quase 99% da produção mineira, é reconhecido por sua qualidade superior, e a Chapada de Minas se destaca como um terroir privilegiado para a produção de cafés especiais de alto padrão.
De olho nesse mercado, uma das cinco indústrias concentradas na microrregião, a Jequitinhonha Alimentos, está investindo na expansão de sua linha de produção. O investimento supera R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos e tecnologia de envase, torra e empacotamento. Esse crescimento reflete a resiliência e o potencial de expansão do setor, especialmente em áreas estratégicas como o Vale do Jequitinhonha, onde a Chapada de Minas se consolida como um centro de cafés premium.
Luiz Carlos Moreira Barbosa do Café Jequitinhonha, destaca o impacto positivo dessa evolução no setor: “A Chapada de Minas tem se mostrado uma região excepcional para o cultivo de cafés especiais. O reconhecimento que a Chapada de Minas vem conquistando é um reflexo do trabalho dedicado dos produtores e da importância de um cultivo que respeita o meio ambiente e o consumidor”, encerra.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/11/2024 10H32