Durante entrevista concedida a PONTOCOM, o vereador Edinho/CIDADANIA falou sobre várias pautas, uma delas diz respeito ao veto do Executivo Municipal ao projeto que recria a Guarda Mirim de Turmalina/MG. A guarda-mirim é um programa que envolve crianças e adolescentes, é vinculado à Polícia Militar e já existe em vários municípios. Os guardinhas formados, normalmente são contratados como office-boys das empresas, agilizando o trabalho burocrático das mesmas, principalmente quando estes “garotos com fardas” precisam acessar órgãos públicos, bancos, agências dos correios e etc.
A guarda-mirim existiu em Turmalina/MG em meados dos anos noventa. Trinta anos depois, em dezembro do ano passado, o Projeto de Lei 07/2021 foi aprovado pela Câmara Municipal por maioria absoluta. “Vários homens de bem, como políticos e empresários locais foram formados nessa Guarda Mirim”, disse Edinho. Mas, o vereador também lamentou. “Eu gostaria de dar uma notícia melhor sobre este projeto, mas infelizmente ele foi vetado, por partes, pelo Executivo Municipal”, completa.
Edinho disse que estranhou a postura de alguns vereadores que votaram pela aprovação e logo em seguida pelo veto. “Esse projeto deu entrada na Câmara Municipal e foi aprovado por unanimidade. O que causa estranheza é que após receber o veto do Executivo, ele foi devolvido para a Câmara com a possibilidade do veto ser derrubado ou acatado. Como manda o regimento, foi formada uma comissão e os mesmos que votaram pela aprovação do projeto, também votaram pela manutenção do veto”, revela.
Edinho contou ainda que a justificativa dos vereadores que mudaram o voto foi “a existência de um projeto similar ao projeto da Guarda Mirim”, só que este de autoria da Prefeitura de Turmalina/MG. O vereador do CIDADANIA também se dispôs a votar pela aprovação do "projeto similar", após o Executivo encaminhá-lo a Câmara Municipal para apreciação.

Deixe seu Comentário